outubro 15, 2011

hoje o dia aqui ta meio fresquinho que tal uma tarde com uma mesa de Queijos e vinhos

Queijos e vinhos  adoroooooooooo!!!!!


Uma festa informal, com muito sabor e beleza, especial para diversos tipos de reuniões com adultos principalmente no período de inverno, pede uma mesa de queijos e vinhos. Mas antes de unir queijos e
vinhos numa mesa, que tal conhecer um pouco mais sobre essa dupla?

QUEIJOS
Em geral, o queijo fornece uma grande quantidade de cálcio, proteína e fósforo. Trinta gramas de queijo cheddar contém cerca de sete  gramas de proteína e 200 miligramas de cálcio. Nutricionalmente, o queijo é essencialmente leite concentrado, para as mesmas quantidas de proteína e cálcio são necessários 200 gramas e 150 gramas de leite, respectivamente.
O queijo traz também algumas desvantagens nutricionais do leite. O Centro para a Ciência no Interesse Público descreve o queijo, segundo dados estado-unidenses, como uma fonte de gordura saturada. A recomendação é limitar o consumo semanal de gordura de queijo para 60 gramas. Se atualmente o alto consumo de gordura saturada do queijo é considerado um aumento no risco de desenvolver doenças cardíacas, deve-se também levar-se em consideração o fato de que a França e a Grécia, que lideram o consumo mundial de queijo (mais de 400 gramas) semanal por pessoa, têm ainda taxas relativamente baixas de doenças cardíacas.
Alguns estudos mostram que queijos do tipo Cheddar, Mozzarella, suíço e americano podem ajudar a prevenir o aparecimento de cáries. Vários mecanismos para essa proteção, foram propostos:
  • O cálcio, proteínas e fósforo do queijo podem agir na proteção do esmalte dentário.
  • O queijo aumenta a salivação, livrando os dentes de ácidos e açúcares.
  • O queijo pode ter um efeito antibacteriano na boca.


VINHOS
Vinhos brancos, tintos, rosé e espumantes são apenas algumas das muitas variedades deste produto que é considerado um dos símbolos da elegância, charme e romantismo. Por este e outros motivos, ele está cada dia mais presente na mesa dos brasileiros.
Os vinhos são diferenciados pelo tipo de uva, técnica e os processos aos quais são submetidos.
Sua composição nutricional varia de acordo com cada tipo, já que não se sabe com exatidão a quantidade de componentes diferentes existentes dentro de cada garrafa. Eles não possuem gordura.
Estudos defendem a ingestão de pequenas doses de vinho tinto ou suco de uva roxa diariamente para ajudar na prevenção de doenças cardíacas, dificultando a formação de placas de gordura nas paredes das artérias, prevenindo contra o infarto. O vinho ainda possui flavonóides que são substâncias que aumentam o “bom colesterol”.
A quantidade recomendada para ingestão diária é de 30 ml de vinho. Muito cuidado para não consumir mais do que o indicado, pois ele passa a fazer efeito inverso podendo provocar miocardiopatia (dilatação do coração).
É importante dizer que não é recomendado o consumo de vinho para pessoas hipertensas ou diabéticas, mesmo que na quantidade mínima. Então,  aprecie o vinho com moderação!

PUDIM DE VINHO
Ingredientes:
1 litro de leite;
6 ovos;
1 colher (sopa) de maisena;
2 xícaras de açúcar;
1 ½ de xícara de vinho do Porto.

Calda:
3 xícaras de açúcar;
½ xícara de água;
½ xícara de vinho do porto.
Modo de preparo:
Ferva o leite. Reserve. Em uma vasilha, misture os ovos com o açúcar e a maisena. Acrescente o leite aos poicos, mexendo sempre. Por último, acrescente o vinho e mexa bem. Reserve. Para a calda, derreta todo o açúcar em uma panela. Depois de derretido, misture a água aos poucos sem parar de mexer, até a calda ficar caramelizada. Acrescente o vinho aos poucos e deixe ferver por pouco tempo. Com a calda, caramelize uma fôrma de pudim despeje a massa e leve ao fogo para assar em banho-maria por aproximadamente 40 minuto

  peguei  as infomações e receita blogger   hortifruti blog da maçã

4 comentários:

  1. Oi Katita,
    muito legal essas informações sobre o queijo, não sabia que ele ajuda na prevenção da cárie, e essse pudim de vinho deve ficar muito bom.
    Amiga muito obrigada pelo carinho.
    Beijos
    Lola BH

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Katita mas que bom gosto em adorei as informações qualquer ora vou fazer uma mesa desta aqui em casa um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  3. Adoro um encontro com amigos regado a queijos e vinhos. Pra começar o visual da mesa já é um convite ao paladar, ao clima gostoso de estar entre amigos.
    Nunca havia visto uma receita de pudim de vinho. Deve ser uma delícia.

    Katita, estou promovendo um sorteio de uma linda mandala feita pelo atelier Bangalô Brasil. Gostaria de participar?

    ResponderExcluir
  4. Eu fui entrando...tal como o rato atrás do queijo!!
    Uma mesa com queijos??? Maravilha! Adoro queijos de toda a espécie ( li as informações para me cuidar melhor...não sei se vou ligar!!!) e com pudim de vinho do Porto? Que melhor se poderia ter? Parabens pelo modo como recebes as tuas visitas...para além dos queijos...muita e muita simpatia.
    Beijocas
    Graça

    ResponderExcluir

obrigada pela visita amo quando você passa aqui ver se não demora pra voltar!! não vai sair sem comentar né!!!